NeuroPsicoPedagogia
Como acontece o Atendimento Neuropsicopedagógico?
O Atendimento Neuropsicopedagógico é um processo estruturado que visa avaliar e intervir nas dificuldades de aprendizagem, considerando a interação entre o sistema nervoso e a aprendizagem.
Passo a passo:
Consulta Neuropsicopedagógica: Anamnese
Primeira parte:
Questionário online com perguntas objetivas.
Segunda parte:
Consulta presencial: entrevista inicial de contato com a família. Identificação, queixa, histórico, coleta de informações detalhadas, incluindo aspectos educacionais, cognitivos, comportamentais e emocionais.
Duração: em torno de 1h.
3 a 4 sessões:
Avaliação Diagnóstica:
Com o sujeito, para testes e atividades diagnósticas. (pode haver necessidade de um maior número de sessões a depender do caso). Pode ocorrer em até 3 vezes na semana, viabilizando a entrega rápida ao profissional solicitante (saúde ou escola), visando ao processo, se necessário, adequações pedagógicas e/ou encaminhamentos a outros especialistas.
As testagens são estruturadas conforme padrão ouro e seguem as diretrizes técnicas e científicas da Especialização em Neuropsicpedagogia. O padrão ouro na avaliação neuropsicopedagógica é o conjunto de métodos e instrumentos mais confiáveis e eficazes para avaliar o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de uma pessoa.
Duração: em torno de 1h cada sessão.
1 sessão:
Visita à escola (se necessário):
Contato e/ou visita à escola; entrevista com o(s) professor(es).
1 sessão:
Devolutiva para a família:
Devolutiva aos pais e responsáveis com o objetivo da entrega do relatório de avaliação neuropsicopedagógica, direcionando os encaminhamentos de natureza neuropsicopedagógica e/ou a necessidade de avaliação interdisciplinar
A neuropsicopedagoga pode solicitar exames laboratoriais e/ou neurológicos (solicitados por médico competente) e acompanhar o paciente por um período para avaliar a melhora no processo de aprendizagem.
Ocorre após a avaliação. Nesta etapa é construído um Plano de Intervenção Individualizado, com as áreas que precisam ser trabalhadas para a superação das dificuldades, de acordo com o que foi verificado durante a avaliação neuropsicopedagógica. Para a intervenção, as sessões também são semanais, com duração de 1 hora e o número vai depender de cada caso e do plano de intervenção.
Além da busca pela superação das dificuldades, o atendimento neuropsicopedagógico também procura potencializar as áreas que estejam se desenvolvendo de forma satisfatória, como as habilidades que a pessoa possui.
Avaliação
Intervenção
