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Reforço Escolar Integrativo

1. Consulta e Avaliação Neuropsicopedagógica:

É primordial participar da consulta para uma ampla anamnese que auxilia na compreensão das causas das dificuldades apresentadas pelo escolar.

A Avaliação é composta por testes estruturados e validados que serão a base para a criação do protocolo e o início das intervenções.

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Passo a passo

2. Sessões de Reforço (Intervenção):

Após as avaliações, é criado um protocolo de intervenção de acordo com a dificuldade escolar, como também, relacionadas às lacunas apresentadas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades cognitivas (maturação, aprimoramento ou manutenção).

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As intervenções podem ser 1 ou 2x na semana e individual ou em grupo. Confira dias e valores:

Como acontece o encontro?​       

         O encontro pode acontecer uma ou duas vezes na semana e tem duração de 1 hora. ​​     

        O trabalho de alfabetização multissensorial inclui um tempo inicial de respiração e de concentração através de atividade estruturada de Mindfulness. O objetivo é o relaxamento, o controle da respiração e a oxigenação do cérebro, fundamental para a eficácia das atividades que virão.     

     Na sequência, uma série de atividades estruturadas e diversificadas seguirão no encontro, o que pode incluir jogos, atividades motoras, atividades impressas, atividades com materiais concretos, atividades de integração e atividades corporais .   A sequência segue o Protocolo de Intervenção com o intuito de trabalhar várias funções cognitivas, aprimorando e desenvolvendo-as. 

O que é trabalhado nas Sessões de Reforço Escolar Integrativo?

​1. Conteúdo escolar em que o aluno apresenta dificuldades (com vistas na causa).

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2. Estimulação da Plasticidade Neural: ao apresentar informações de maneiras variadas e multissensoriais, estimula a formação de novas conexões neurais (sinapses). Isso fortalece as redes cerebrais envolvidas na aprendizagem, tornando-a mais eficiente e duradoura.

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3. Ativação de Múltiplas Áreas Cerebrais: A aprendizagem não ocorre em uma única região do cérebro. O reforço integrativo, ao empregar diferentes métodos (visuais, auditivos, cinestésicos, etc.), ativa diversas áreas cerebrais simultaneamente. Isso não apenas consolida o aprendizado, mas também desenvolve habilidades cognitivas mais amplas, como atenção, memória e resolução de problemas.

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4. Regulação Emocional e Redução do Estresse: Emoções negativas, como ansiedade e frustração, podem inibir a aprendizagem. O reforço integrativo foca em criar um ambiente positivo e acolhedor, onde o aluno se sinta seguro para errar e aprender. Isso diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina, o que aumenta a motivação e o engajamento.

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5. Desenvolvimento das Funções Executivas: Funções executivas, como planejamento, organização, memória de trabalho e controle inibitório, são cruciais para o sucesso acadêmico. O reforço integrativo, através de atividades estruturadas e desafios apropriados à idade, ajuda a fortalecer essas funções, preparando o aluno para lidar com demandas cognitivas cada vez maiores.

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6. Personalização e Respeito aos Ritmos de Aprendizagem: Cada cérebro é único e aprende em seu próprio ritmo. O reforço integrativo reconhece e respeita essa individualidade. Ao identificar os estilos de aprendizagem preferenciais do aluno e suas dificuldades específicas, é possível adaptar as estratégias de ensino, garantindo que o conteúdo seja assimilado de forma eficaz e sem sobrecarga.

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7. Construção de Metacognição: A metacognição, ou "aprender a aprender", é a capacidade de monitorar e regular o próprio processo de aprendizagem. O reforço integrativo incentiva o aluno a refletir sobre como ele aprende, quais estratégias funcionam melhor para ele e como pode melhorar. Isso empodera o aluno, tornando-o um aprendiz mais autônomo e consciente.​​​

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Ao investir no Reforço Escolar Integrativo, as famílias estão investindo não apenas em notas melhores, mas no desenvolvimento global do potencial cerebral de seus filhos, preparando-os para um futuro de aprendizagem contínua e sucesso.

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