📚 O que é ?
O Reforço Escolar Integrativo vai além da simples repetição de conteúdos.
Ele considera o aluno como um ser:
Biopsicossocial: um indivíduo influenciado por fatores biológicos (como o funcionamento cerebral).
Psicológicos: emoções e autoestima
Sociais: relações familiares, escolares e culturais
Esse tipo de intervenção:
Respeita o ritmo e estilo de aprendizagem de cada criança;
Trabalha habilidades cognitivas, emocionais e metacognitivas;
Promove estratégias personalizadas de aprendizagem;
Integra apoio pedagógico com acompanhamento neuropsicopedagógico, quando necessário.
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Reforço Escolar Integrativo
🧠 A neuropsicopedagogia e as áreas cerebrais envolvidas no desempenho escolar:
Para que uma criança tenha um bom desempenho escolar, é essencial que algumas áreas do cérebro estejam maduras e funcionando de forma integrada. A Neuropsicopedagogia, especialidade que une os saberes das Neurociência, considera a maturação neuronal nos processos de aprendizagem.
Conheça algumas áreas importantes:
1. Córtex pré-frontal
Funções executivas: planejamento, atenção, inibição de impulsos, organização, tomada de decisões e controle emocional.Essencial para tarefas que exigem concentração, resolução de problemas, elaboração de textos e regulação do comportamento em sala de aula.
2. Lobo parietal:
Associado à percepção espacial, ao raciocínio lógico-matemático e à manipulação de informações visuais. Fundamental para o aprendizado da matemática e da escrita espacialmente organizada.
3. Lobo temporal:
Responsável pela audição, memória verbal, linguagem receptiva e decodificação fonológica.
Crucial para a compreensão leitora, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e a memorização de conteúdos.
4. Lobo occipital:
Área responsável pelo processamento visual.Importante para leitura, reconhecimento de letras, números e imagens.
5. Cerebelo:
Relacionado ao equilíbrio, coordenação motora e, mais recentemente reconhecido, à coordenação cognitiva e emocional.Influencia a fluidez da leitura e da escrita, além da postura e atenção sustentada.
6. Sistema límbico (em especial a amígdala e o hipocampo):
Responsável pelo controle emocional, memória e aprendizagem significativa.Emoções como ansiedade ou medo podem inibir o aprendizado, enquanto estados emocionais positivos o favorecem.

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