top of page

📚 O que é ?

O Reforço Escolar Integrativo vai além da simples repetição de conteúdos.

Ele considera o aluno como um ser:

 

        Biopsicossocial: um indivíduo influenciado por fatores biológicos (como o funcionamento cerebral).

        Psicológicos: emoções e autoestima

        Sociais: relações familiares, escolares e culturais

 

Esse tipo de intervenção:

        Respeita o ritmo e estilo de aprendizagem de cada criança;

        Trabalha habilidades cognitivas, emocionais e metacognitivas;

        Promove estratégias personalizadas de aprendizagem;

        Integra apoio pedagógico com acompanhamento neuropsicopedagógico, quando necessário.

Adobe Express - file (83).png

Reforço Escolar Integrativo

🧠 A neuropsicopedagogia e as áreas cerebrais envolvidas no desempenho escolar:

 

        Para que uma criança tenha um bom desempenho escolar, é essencial que algumas áreas do cérebro estejam maduras e funcionando de forma integrada. A Neuropsicopedagogia, especialidade que une os saberes das Neurociência, considera a maturação neuronal nos processos de aprendizagem.

 

Conheça algumas áreas importantes:

 

1. Córtex pré-frontal

       Funções executivas: planejamento, atenção, inibição de impulsos, organização, tomada de decisões e controle emocional.Essencial para tarefas que exigem concentração, resolução de problemas, elaboração de textos e regulação do comportamento em sala de aula.

 

2. Lobo parietal:

     Associado à percepção espacial, ao raciocínio lógico-matemático e à manipulação de informações visuais. Fundamental para o aprendizado da matemática e da escrita espacialmente organizada.

 

3. Lobo temporal:

       Responsável pela audição, memória verbal, linguagem receptiva e decodificação fonológica.

Crucial para a compreensão leitora, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e a memorização de conteúdos.

 

4. Lobo occipital:

       Área responsável pelo processamento visual.Importante para leitura, reconhecimento de letras, números e imagens.

 

5. Cerebelo:

    Relacionado ao equilíbrio, coordenação motora e, mais recentemente reconhecido, à coordenação cognitiva e emocional.Influencia a fluidez da leitura e da escrita, além da postura e atenção sustentada.

 

6. Sistema límbico (em especial a amígdala e o hipocampo):

      Responsável pelo controle emocional, memória e aprendizagem significativa.Emoções como ansiedade ou medo podem inibir o aprendizado, enquanto estados emocionais positivos o favorecem.

bottom of page